10 motivos pelos quais o conteúdo ainda será “O Rei” em 2018

O conteúdo é rei! – A frase proferida por Bill Gates há mais de 20 anos continua vigente e atual, saiba por que.

O Marketing Digital não deve ser pensado como técnica e sim como estratégia. O Marketing de Conteúdo sim, é uma das principais técnicas do Marketing Digital.

Ações de Marketing Digital sem uma estratégia produzirá pouco ou nenhum resultado. Pensando na estratégia, o Conteúdo é uma das principais táticas dentro de uma estratégia de Marketing no ambiente Digital.

Quer se trate de postagens em blog ou imagens que você compartilha nas mídias sociais, o conteúdo é a melhor forma de sua empresa se conectar com sua clientela.

O conteúdo é um suporte de qualquer organização para interagir e conduzir seus clientes (espectadores) pela jornada de compra. É a oportunidade mais importante que você tem para deslumbrar o leitor com conhecimento, experiência, cultura ou história. Os redatores e editores mais perspicazes já perceberam isso, assim conseguem inserir os sites de suas empresas de forma mais ágil na pauta do mercado.

Se você chegou até aqui, acredito que já tenha seus canais de comunicação (redes sociais, blog, email mkt).
E hora de preparar sua estratégia de marketing digital para 2018, você deve se concentrar muito no conteúdo.

Aqui estão 10 motivos pelos quais o conteúdo é rei e provavelmente permanecerá por vários anos!

1) Responde a perguntas

Faz o leitor identificar problemas, oferece soluções e ajuda seu cliente.

Os consumidores geralmente buscam respostas para as perguntas que eles têm: “Como resolver tal problema, como agir, os melhores lugares para se frequentar, onde comprar…”
Quando seu conteúdo responde a essas perguntas, seu site provavelmente estará entre as primeiras colocações nos resultados de pesquisa para os clientes que vocês está tentando alcançar. (Aqui está o SEO – Search Engine Optimization e SERP – Search Engine Results Page).

2) Cria liderança

Aqueles que são vistos como líderes em sua área de atuação, chegaram até aí gerando e compartilhando conhecimento através do conteúdo. Ao gerar reputação, cada vez mais esse líder terá facilidade de divulgar suas ideias pois está criando sua audiência cativa. O marketing de conteúdo é essencial para estabelecer a liderança, especialmente quando as postagens de blog, vídeos ou outros conteúdos começam a dominar os resultados da pesquisa, pois assim se alcança as pessoas estranhas.

3) Fala diretamente com seus clientes

Ao publicar conteúdo útil aos seus clientes (personas), eles sentem que estão conversando com você. Principalmente se você tem uma Brand Voice bem aplicada e está disposto a receber comentários e responder a cada um. Seguindo o preceito de que seu conteúdo responda a perguntas (item 1) referente a área de atuação da sua empresa, esta prática revelará que sua empresa se preocupa com seus clientes.

4) Impulsiona a fidelidade

Aliado ao engajamento das redes sociais, o marketing de conteúdo tem o poder de envolver seus clientes durante o processo de compras. Os clientes que consumirem o conteúdo criado por você / sua empresa estão mais propensos a sentirem afinidade por sua marca. É aquele momento que a persona quer saber sobre algum tema e busca a solução diretamente no seu canal de comunicação. Além de cliente de seus produtos / serviços você também está criando um consumidor de conteúdo, aumentando as possibilidades de uma recompra.

5) Incentiva o diálogo

Continuando a conversa com seus clientes (item 4), um conteúdo bem elaborado será positivamente polêmico, vai gerar questionamentos e discussões e então surge a possibilidade de você / sua empresa dialogar com seu público. É o momento de ativar a sua brand persona!
As discussões podem ocorrer através das opiniões postadas em seu blog post, nos comentários feitos nas redes sociais, pelos compartilhamentos nas redes sociais e por mensagens inbox. (Vocês está executando o item 3).
Você começa a gerar buzz a partir do momento que responde os comentários feitos e conversa com seu público. O diálogo acontece e a partir daí sua marca fica incutida na mente do seu cliente (Share of mind).

6) Atrai tráfego

O conhecimento bem aplicado é divulgado e compartilhado. Seu conteúdo será replicado por seu público diversas vezes, aumentando o número de visitas para suas mídias, consequentemente ampliando o alcance da sua marca e possibilidade de gerar negócios.
Uma matéria que agrade aos visitantes e também ao Google rende melhores posições nos mecanismos de busca. E mais, se mantendo a frequência, seu público retornará em sua mídia para ver o que há de novo.
(Novamente você está fidelizando seu público, vide item 4)

7) Fala com o mundo inteiro

A internet permite que a informação seja distribuída no mundo inteiro, praticamente a um custo zero. Facilite esse processo fornecendo publicações interativas que atraiam pessoas, despertem atenção e gerem engajamento. Gere conexões e amplifique o poder de comunicação da sua marca, desta forma você ampliará o valor da sua marca e seus clientes entenderão o seu propósito. A vida pede mais colaboração, principalmente em tempos de Airbnb, Uber, Wikipedia. Tudo está a um toque de distância. E sua empresa, qual a distância entre ela e seus clientes?

8) Contribui com o crescimento de mercado

Compartilhar conhecimento é aquecer o mercado, é estimular o pensamento sobre sua área de atuação, capacitar os consumidores para que realizem compras de forma mais inteligente. É facilitar o consumo e apurar a concorrência.

9) Plataformas para publicação, distribuição e consumo de conteúdo estão em ascensão

O acesso à internet móvel veloz e de qualidade está cada vez mais popular, este avanço significa mais comodidade para assistir vídeos e ouvir podcasts em qualquer lugar sem se preocupar com o consumo de dados móveis.

Alguns argumentos:
Spotify, Netflix, Wikipedia e Amazon são exemplos de conteúdo on demand que já fazem parte da rotina de consumo das pessoas.
O Facebook, Instagram, Twitter e YouTube possibilitam que qualquer pessoa faça uma live streaming (distribuição de conteúdo audiovisual ao vivo).
Medium, WordPress, Slideshare e Hotmart são evidências de que qualquer pessoa pode produzir e distribuir conteúdo pela web.
Instant Articles (facebook) e Accelerated Mobile Pages (google) são tecnologias que facilitam a experiência do usuário no mobile.

10) É vitalício

Serve para todos os seus clientes, para vários momentos da jornada de compra, pode ser reutilizado e está ao acesso de todos.

Content is where I expect much of the real money will be made on the Internet – Bill Gates jan/1996

Pra finalizar

O conteúdo continuará a ser uma das ferramentas de marketing mais eficazes no conjunto de ferramentas de um negócio. É importante pensar em sua estratégia antes de iniciar uma nova campanha. Isso permitirá que você comunique informações que seus clientes ideais estão interessados em ler, levando a melhores resultados. Se você medir seus esforços, você poderá ajustar constantemente sua estratégia de conteúdo para levar a mais vendas.

Lembre-se de definir sua buyer persona e criar seu calendário editorial!

 

 

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