15 Técnicas eficazes de marketing para restaurantes

Estar em conexão com seu público alvo é uma das técnicas mais eficazes de marketing para restaurantes

Do que adianta ter bons pratos, bom atendimento, localização e praça se ninguém sabe disso? Listo aqui 15 técnicas eficazes de marketing para restaurantes aplicarem em seu cotidiano, transformar clientes esporádicos em clientes fiéis e clientes fidelizados em recomendações positivas.

Apliquei essas técnicas durante trabalho pelo restaurante Babilônia Gastronomia & Cia – Curitiba.

1) Aposte no seu diferencial
No que seu restaurante / bar é referência? O que o destaca frente a outros restaurantes? Quais as particularidades que tornam seu restaurante especial?
Se seu restaurante é 24 horas (como o Babilônia Batel, por exemplo), você pode utilizar essa característica como diferencial competitivo na divulgação de seu restaurante.
Assim, você lembrará seu público sobre onde ir comer tarde da noite.

2) Festivais e eventos
O mercado da alimentação fora do lar e gastronomia possui um leque de conceitos que podem ser utilizados no marketing para restaurantes. Não perca nenhuma oportunidade, participe dos Festivais como Restaurant Week, Bom Gourmet, Veja Comer e Beber, CWBurger Fest.
É uma boa oportunidade para atrair clientes que ainda não conhecem o restaurante.
Aproveite a oportunidade para criar o seu próprio festival! Que tal um festival de drinks, sobremesas ou de petiscos?

3) Comunique-se amplamente
Acredite, restaurantes possuem grande potencial de comunicação eficaz.
Tudo comunica, os garçons, recepcionista, decoração, mesas, cadeiras, guardanapos, pratos atendimento etc. Tenha atenção às cores e desenho da marca de seu restaurante. É importante ter noção das cores e o que você está comunicando através de seu local. Para isso, indicamos que você faça e aplique um manual de identidade visual. De maneira que tudo, inclusive cardápio, site e redes sociais dialoguem entre si.
Recomendo que antes de tudo você tenha um Manual de Identidade Visual siga em todos os seus materiais gráficos.

4) Tenha uma comunicação unificada e alinhada
Já que você seguiu a dica anterior e providenciou o Manual de Identidade visual para seu restaurante, é hora de alinhar o discurso e prática.
Mantenha uma canal de comunicação interna e certifique-se que toda a sua brigada está alinhada com as novidades do restaurante. Há uma promoção, oferta, nova sobremesa? Seus atendentes devem ter conhecimento! Imagine que seu restaurante está participando de um Festival (como indicado acima) e seus garçons mal sabem quais os pratos estão sendo servidos. Aí complica né?!
Também garanta que os prestadores de serviço em comunicação e marketing estão alinhados à realidade do seu restaurante.
Falhas de comunicação podem representar prejuízos, o indicado é ter profissionais internos encarregados e capacitados para zelarem pela comunicação, marketing, imprensa, relações públicas e publicidade de seu restaurante. Caso não seja possível, acompanhe de perto o trabalho dos prestadores de serviço, para garantir que as mensagens repassadas sejam fiéis à realidade de seu público alvo e cotidiano.

5) Público Alvo
Também chamado de Target, procure saber quem são e como impacta-los. Pergunte-se: Qual a necessidade meu restaurante supre? Quais outros restaurantes essa clientela pode frequentar? Qual idade? Quanto está apto a gastar? Formule as respostas e defina para quem você vai comunicar.
Em marketing digital podemos formular as Buyer Personas (representações semi-fictícias de seus compradores reais)

6) Clubes de Benefícios e Vantagens, Compras Coletivas, Programas Gastronômicos e Sistemas de Fidelidade
Grubster, Restorando, ChefsClub, Peixe Urbano e Grupon são clubes de benefícios e os dois últimos compras coletivas. O restaurante oferece desconto / oferta para um horário e dia específico a fim de ocupar mesas ociosas. Os portais fazem marketing para restaurantes e em contra-partida os restaurantes concedem um benefício a seus clientes. É uma maneira de atrair clientes que ainda não conheçam o local.
Seu restaurante pode ser inserido em Clubes de Benefícios como o Tudo Azul e Dotz, você também pode considerar os clubes de benefícios de sua localidade. Por exemplo: Em Curitiba temos os Clubes de Benefícios do Coritiba, Clube Curitibano e Gazeta do Povo.
Contudo, esses programas são externos e você não terá domínio total sobre a ferramenta. Os clientes são da ferramenta e não seus. Para começar a obter dados e relacionamento diretamente com seus clientes, considere ter seu próprio Sistema de Fidelidade. Algumas opções de sistema de fidelidade para restaurantes: Fidelêco, Donuz, Sumone e Lyoness.

7) Redes Sociais de Geolocalização e Avaliação
Estimule sua clientela a falar bem de você! As mídias digitais funcionam como boas redes sociais do boca a boca. Se seu atendimento, pratos e local são bons, incentive as boas avaliações. TripAdvisor, Google Maps, Foursquare e Facebook são aplicativos / sites baseados na Geolocalização do usuário. Certifique-se que seu restaurante está cadastrado e reivindique a propriedade. Divulgue promoções e ofertas. Os restaurante com melhores avaliações serão sugeridos para as pessoas. Turistas são o público potencial desses aplicativos, novos clientes para seu restaurante. Você pode distribuir cartões com o link das redes sociais para pedir avaliações. Lembre-se de responder todas as avaliações, assim os avaliadores se sentirão à vontade a deixar as opiniões pois saberão que o restaurante vai ler as avaliações. (Ninguém quer falar sozinho).

8) Funcionários têm um importante papel no marketing de relacionamento
Recepcionista, Garçom, Runner e Caixa estão se relacionando diariamente com o seu público alvo. Conhecem muitos clientes, sabem gostos e preferências. Tenha uma comunicação interna eficaz, é importante que seus funcionários divulguem os prêmios recebidos, saibam a missão visão e valores, a composição de cada prato, qual harmonização etc. Um sorriso pode mudar o dia de um cliente, pense nisso. É recomendado você ouvir seus funcionário antes de implementar alguma promoção pois eles sabem na prática o que pode funcionar melhor com sua clientela.

9) Volte Sempre
O tratamento personalizado é algo relevante para fidelizar seus clientes. Fuja da impessoalidade, tente se lembrar de clientes recorrentes e demonstre isso. Aproximar-se do cliente – de forma respeitosa e não invasiva – é uma ótima maneira de que eles indiquem o seu restaurante e te procurem novamente. Venda mais que pratos, o marketing é mix de atendimento, local, produtos, recomendações e principalmente as sensações que a experiência no restaurante causa nas pessoas.

10) Eleja seu “boi piranha”
Um prato que atrai as pessoas, vendido com baixa margem de lucro ou até mesmo com prejuízo. Ele acabará levando as pessoas a consumir outras coisas que vão aumentar o ticket médio. Ele atrai, mas manter o cliente dentro do restaurante é papel da equipe, explicado nos tópicos anteriores.

11) Tenha e utilize sua própria mídia interna
As pessoas ficam mais suscetíveis a serem impactadas por anúncios quando estão num momento de lazer. E a capacidade de assimilação fica aguçada. Utilize guardanapeiros, jogo americano, porta talheres, televisão interna e embalagens para comunicar o conceito do seu restaurante. Lembre-se de seguir o manual de identidade visual. (Veja o item 3).

12) Seja sua própria fonte de notícias
A marca tem um ciclo de vida e precisa se renovar para continuar relevante. Ela precisa deixar claro quais são as mudanças: no cardápio, no layout das lojas, nos preços, em novos serviços. E não precisa ser nada custoso. Um garçom pode fazer isso com facilidade e educação. Avisos nos cardápios ou dentro do próprio restaurante também funcionam. Publique seu conteúdo na página do facebook, instagram, twitter. Tenha um blog caso queira algo mais informativo e deseje trabalhar com o marketing de conteúdo. (confira novamente a dica 11).

13) Aproveite datas comemorativas
Dia dos namorados, dia dos pais, dia das mães são ótimas oportunidades para seu restaurante aceitar reservas e você decorar o restaurante para celebrar a data.

14) Mídia Local
Estar em contato com a mídia local é uma importante tática de marketing local. Jornais, Blogs, Colunistas são meios potenciais que podem falar sobre o restaurante.

15) Personalidades
Última, mas não menos importante das técnicas eficazes de marketing para restaurantes é trazer celebridades, registrar o momento e divulgar nas redes sociais do restaurante. Patrocine ou apoie espetáculos locais e convide as celebridades para visitarem seu restaurante após a apresentação. É uma chancela de qualidade!

Espero que com essas dicas você possa turbinar o marketing do seu restaurante.
Até a próxima! Um abraço.

Palavras-Chave: Marketing para restaurantes, Divulgação para restaurantes, Marketing Gastronômico.